Para quem precisa usar óculos de grau no dia a dia, seja um óculos de descanso ou por distúrbios de visão (como miopia e hipermetropia), ir ao oftalmologista faz parte da rotina. No entanto, o esquecimento pode acontecer, ou a consulta precisa ser desmarcada ou adiada… E, no fim, podemos acabar com uma receita de óculos vencida.
Muita gente pode achar que não existe problema em ficar com a mesma receita de óculos por mais um ano. Porém, especialistas contraindicam esse hábito, uma vez que pode ser prejudicial para a saúde dos olhos. Quer entender mais? A Óticas Paris te explica!
Quando devo ir ao oftalmologista?
Para quem nunca visitou o especialista, a consulta acaba sendo necessária em momentos de urgência, quando o problema já está acentuado e atrapalhando o dia a dia. Para crianças, é comum que a queda no rendimento escolar seja um indicador para problemas de visão, que influenciam diretamente no aprendizado. A partir daí, são realizados os primeiros exames para entender o que está errado, para então corrigir e acompanhar, ao longo da vida, o distúrbio diagnosticado.
+ Confira as dicas da Óticas Paris para escolher os óculos ideais para crianças clicando aqui!
Mas, caso você já use óculos e esteja mais familiarizado com as consultas médicas, o recomendado é marcar um retorno no oftalmologista entre 6 meses e 1 ano. Isso porque, em alguns casos, o grau do óculos pode alterar num período de tempo mais curto. Além disso, outros exames (como mapeamento de retina e fundo de olho) podem ser feitos com certa frequência (por exemplo, anual), dependendo da recomendação do médico.
+ Veja 4 dicas para cuidar e aumentar a duração dos óculos
O ideal é que você nunca deixe sua receita ultrapassar 1 ano de validade. Afinal, a utilização dos óculos adequados para a sua visão fazem toda a diferença. Ao longo do tempo, caso não seja trocado conforme a necessidade, os óculos vencidos podem desenvolver outros problemas, como astigmatismo, presbiopia, dentre outros. Os sintomas mais comuns, nesses casos, são a dor de cabeça, sonolência e dificuldades de leitura.