Com a entrada de uma nova temporada, chegou a hora de renovar o guarda-roupa, os cuidados com o corpo, a pele e o cabelo. Afinal, com a mudança das estações do ano, é natural que a gente sinta os impactos de um clima mais seco, mais frio, menos solar, e com mais luzes artificiais com as horas diárias reduzidas. E, com isso, vem a pergunta: como adaptar os óculos para as tendências dessa nova estação?
Responder essa pergunta é fácil quando se está por dentro do que dizem os fashionistas e, é claro, as passarelas. Neste ano, os desfiles da semana de moda de Nova York, Paris, Milão e Londres foram marcados pelo gender neutral: sem definições de gênero, que fosse confortável tanto nas coleções femininas quanto masculinas. Além de, é claro, seguirem os novos protocolos da Covid-19.
Em mais um ano de pandemia, foi necessário adaptar por completo a maneira como a moda é consumida (com desfiles totalmente virtuais, coleções e casting reduzido), e também como e o que ela representa a sociedade atual, que tá mais recolhida, mais em casa,
O que vestir na temporada de outono/inverno 2021
Uma tendência que ninguém esperava voltar, mas que foi confirmada neste ano, foram as bermudas. Muito populares nos anos 1990 e 2000, elas estão em alta, principalmente, em alfaiataria. Outro trend que está em alta são as mangas bufantes, que já vinham ganhando os guarda-roupas dos fashionistas desde o ano passado.
Quem também deixa sua marca retrô e retorna também são as ombreiras, que, nos anos 1980, foram a marca registrada de muitos looks de ninguém menos que Lady Di, a eterna Princesa de Gales. Elas vieram com tudo, principalmente em blazers, sobretudos e jaquetas, para compor looks mais elegantes e sofisticados nessa estação. As estampas clássicas do inverno (quadriculadas, florais) seguem na moda, marcando uma estação atemporal.
E, só porque não estamos mais vivendo a temporada mais ensolarada do ano, não significa que podemos descuidar dos olhos. Especialmente agora, em que o home office tornou-se uma realidade para boa parte das pessoas, os cuidados com a visão foram redobrados. Afinal, passamos mais tempo com os olhos em computadores, celulares, tablets e na televisão, além de constantemente estarmos em ambientes onde precisamos de luzes fluorescentes.
Por isso, uma das tendências que chegou nas Óticas Paris foram os óculos de sol com lentes mais claras. Com armações em tons neutros e de material acetato, esses óculos são resistentes e são curinga para trabalho e para ambientes abertos.
A marca que é referência nesse quesito é a Burberry, que já é conhecida por seus casacos de alta qualidade e que são quase obrigatórios durante o inverno. A marca investe em texturas que se assemelham bastante às roupas: cores mais terrosas (bege, marrom, preto e amarelo), o que ajuda bastante na hora de combinar os acessórios com o restante do look.
Lentes coloridas
Um dos destaques da temporada outono/inverno 2021 para os óculos de sol, além das lentes mais claras, são as lentes coloridas. Para cada uma delas, um benefício se faz crucial para passar pela temporada mais fria do ano de uma maneira mais confortável, garantindo uma visão mais nítida e cores mais vivas (especialmente nesse período, com menos luz).
Lentes marrons
Mais comuns no mercado, as lentes marrons são excelentes para aumentar o contraste da cor de ambientes, além de melhorar a nitidez. Isso acontece porque, como a lente marrom é capaz de bloquear uma parte da luz, os olhos sofrem menos com as oscilações. Dessa forma, são perfeitos para atividades ao ar livre e dias (ou regiões) com muitas variações de clima.
Lentes laranjas
Se o dia está nublado, as lentes laranjas são perfeitas para aumentar a saturação e o contraste das cores.
Lentes amarelas
As lentes amarelas são ideais para quem busca mais luminosidade e aumentar o campo de visão. Por isso, são mais indicadas para dias mais escuros, ou ambientes com menos iluminação natural (por exemplo, ao amanhecer e durante o crepúsculo).
Lentes azuis
As lentes azuis são essenciais para quem fica em ambientes com muita luminosidade, ou que trabalham com equipamentos eletrônicos regularmente. Segundo especialistas, as lentes de óculos, nesse caso, são desenvolvidas para proteger os olhos da luz azul nociva (azul-violeta) e da radiação UV, evitando a exposição excessiva e que pode prejudicar a visão.