Conhecida como “lente progressiva”, a lente multifocal é direcionada a pessoas diagnosticadas com presbiopia. A famosa “vista cansada” costuma atingir, principalmente, pessoas a partir dos 40 anos de idade, e pode ser causada por inúmeros fatores.
Herança genética, uso excessivo de aparelhos eletrônicos ou leituras densas com pouca iluminação estão entre os principais vilões que resultam no problema. A partir disso, a lente multifocal surge como uma solução para lidar com este distúrbio de visão.
Como é feito o diagnóstico de presbiopia?
Para realizar o diagnóstico da presbiopia, é necessário realizar um exame ocular completo. Mapeamento de retina, poder refrativo e condições dos músculos oculares são o que definirão se o paciente possui ou não o problema. No entanto, uma breve entrevista com um oftalmologista pode facilitar o processo. Ou seja, se você sente que está com problemas para ver de perto, é bem provável que o diagnóstico dê positivo. Os exames irão definir o grau de correção das lentes de contato ou óculos de grau necessário.
Segundo o Portal Drauzio Varella, a presbiopia e a hipermetropia são o mesmo problema. No entanto, a hipermetropia é diagnosticada, comumente, antes dos 40 anos, enquanto a presbiopia é diagnosticada após. A mudança está na nomenclatura e na idade do paciente diagnosticado. Isso acontece porque, conforme envelhecemos, nossos músculos ficam mais frágeis e fracos, inclusive os músculos na região dos olhos.
Por isso, a presbiopia é um distúrbio de visão natural, que ocorre por conta do envelhecimento do paciente. Sendo assim, ela não tem cura, somente tratamento por meio de correção e estabilização da visão.
5 sintomas que indicam que você necessita de lentes multifocais
Entre os principais sintomas da presbiopia, que indicam a necessidade de correção da visão, estão:
1) Dificuldade de enxergar letras e imagens pequenas;
2) Visão borrada ao ler;
3) Dor de cabeça ou fadiga após tarefas que exijam leitura de perto;
4) A necessidade de mais iluminação para a leitura; e
5) Sentir que precisa se afastar para conseguir ler.
Alguns fatores, como condições de saúde (anemia, diabetes, esclerose e doenças cardiovasculares) podem aumentar o risco de desenvolver o distúrbio. Neste caso, ocorre a presbiopia precoce (quando o paciente é diagnosticado com o problema antes dos 40 anos).
Medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também aumentam a chance de desenvolver a presbiopia. Por isso, não deve ser feita a ingestão indiscriminada destes, sendo necessário, sempre, o acompanhamento médico.
Além das lentes de correção, a presbiopia (em casos mais graves) pode ser tratada por meio de três tipos de cirurgias:
a) Cirurgia refrativa: corrige os erros refrativos (assim como miopia, astigmatismo e hipermetropia), mudando o formato da córnea;
b) Radiofrequência: corrige o problema temporariamente, fazendo alteração no encurvamento da córnea; e
c) Cirurgia faco-refrativa: realiza a substituição do cristalino por uma lente artificial de acrílico, similar ao que ocorre na cirurgia para substituição do cristalino em pessoas com catarata.
Entenda como se adaptar à lente multifocal
Como o próprio nome já diz, a lente multifocal possui múltiplos focos. Ela consegue, em uma única lente, corrigir os problemas de visão para perto, intermediária e longe.
Por isso, é muito comum que, quem esteja usando óculos ou lentes de contato multifocais pela primeira vez, sinta dificuldades na adaptação. Isso porque, durante os primeiros dias, os olhos tentam corrigir o problema e, assim, causar alguns efeitos. Dor de cabeça, náusea e até mesmo tontura costumam ser os principais relatos de quem faz o uso desse tipo de lente.
Sendo assim, é primordial que você exercite seu cérebro a utilizar as lentes o dia inteiro. Logo após acordar e até a hora de dormir, por pelo menos uma semana. O período de adaptação costuma ocorrer nos primeiros 15 dias de uso. É necessário, também, que você tome cuidado ao caminhar, subir e descer escadas, uma vez que os olhos precisarão de tempo para corrigir a visão.
A altura da armação também fará toda a diferença. Caso a altura do aro seja pequena (menor que 3cm/30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca e exigir maior tempo de adaptação, sendo mais incômodo. Portanto, opte por uma armação com aro maior que 3cm, que irá auxiliar numa transição mais suave entre os campos de visão.
Saiba como a Óticas Paris pode te ajudar!
Com mais de 40 anos de expertise, a Óticas Paris pode te auxiliar a escolher a melhor armação para combinar com o seu rosto e proporcionar maior conforto durante o tratamento da presbiopia. Com linhas completas femininas e masculinas, você não precisa abrir mão do estilo para fazer o uso das lentes multifocais!
Além disso, você pode contar conosco: aqui, a sua receita vira desconto! Nas compras acima de R$ 600,00 (lentes + armação), você ganha R$ 150,00 de desconto*. Por isso, não esqueça de marcar sua consulta com um oftalmologista, e o resto, deixe conosco!
*Promoção não cumulativa com outras promoções ou descontos da loja. Válido até 31/03/2021.