A lente de contato faz da vida de muitas pessoas mais simples. Fáceis de utilizar, descartáveis e de boa adaptação, a lente de contato é perfeita para programas ao ar livre. No período do verão, quando os óculos de sol estão em alta em dias de praia e piscina, as lentes são imprescindíveis para garantir que a visão estará perfeita. No entanto, assim como os óculos, a lente também exige cuidado. E o rigor com a segurança e higienização é ainda mais forte, uma vez que ela está em contato direto com o olho.
Pensando nisso, a Óticas Paris pensou em 5 cuidados essenciais para você cuidar bem dos olhos e da sua lente de contato. Assim, você poderá aproveitar o melhor da estação mais quente do ano, sem risco algum!
1. Mantenha a lubrificação dos olhos
A lente de contato, por estar em contato direto com a região ocular, pode acabar incomodando em dias e ambientes mais secos. Por exemplo, ao viajar e trabalhar em um lugar com ar condicionado, é ideal que você carregue consigo um lubrificante. Assim, você evita que os olhos fiquem ressecados. Caso contrário, pode acabar lidando com coceiras, irritação e até mesmo dor. Por isso, procure o seu oftalmologista de preferência para que ele te recomende um bom lubrificante, mantendo em sua nécessaire!
+ Qual é a validade da receita de óculos? Entenda aqui!
2. Cuidado ao mergulhar
Quem usa óculos, precisa retirá-los para, enfim, entrar na água. Quem usa lente de contato, no entanto, pode mergulhar sem preocupações… Certo? Na verdade, não! A atenção deve ser redobrada ao entrar no mar ou na piscina. Isso porque, na água, existem centenas de bactérias e outros seres patológicos que podem se “infiltrar” nos olhos e infectar as lentes. O problema é tão sério que pode acabar resultando em úlcera de córnea, exigindo, em alguns casos, cirurgias de emergência para um transplante. Então, para não correr risco algum, procure utilizar óculos de natação.
3. Na hora de maquiar
Caso você curta maquiagem, precisa sempre estar de lente de contato antes de iniciar o processo. Assim, você garante que suas mãos estão bem limpas, uma vez que a maioria das maquiagens não é totalmente à prova d’água e podem acabar transferindo para as lentes. O mesmo serve para a hora de limpar o rosto: lave bem as mãos e retire primeiro as lentes, para enfim começar a higienização do restante. Não esqueça, também, de limpar bem os cílios e sobrancelhas, evitando que algum resquício de rímel, lápis ou sombra irrite os olhos.
4. Lentes devem proteger contra raios solares
Assim como os óculos de sol podem garantir uma certa proteção contra raios UVA e UVB, a lente de contato também oferece. Isso é uma vantagem com relação à maioria dos óculos de grau. Afinal, a lente é capaz de filtrar esses raios, protegendo a córnea e a região periférica. Você pode (e deve!) dar preferência para dois tipos de lente de contato: as que protegem contra UV classe I (que bloqueia 90% dos raios UVA) e UV classe II (que bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB). Isso não quer dizer que você deva abrir mão dos óculos de sol!
5. Dê um tempo para os olhos descansarem
Um oftalmologista que recomenda lentes de contato sempre lembra ao paciente: use óculos! Isso porque, por ser tão prático e confortável, o paciente pode acabar esquecendo que elas exigem muito dos olhos (lubrificação, adaptação e afins). Então, as lentes devem ser utilizadas por até 12 horas por dia. Lembre que você não deve, em hipótese alguma, dormir de lentes e nem esquecer de fazer a higienização delas. Principalmente, ao guardar no estojo destinado a elas, deve ser usada uma solução apropriada, e nunca soro fisiológico, água ou água boricada.