Escolher a armação de óculos infantil pode ser uma tarefa difícil. Com tantos modelos, é preciso estar atento às necessidades da criança. Por ser um acessório essencial para aqueles que têm problemas de visão, torna-se imprescindível escolher uma armação que, além de tudo, seja confortável.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% das crianças em idade escolar possuem algum tipo de problema de vista. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2050, mais da metade da população seja míope.
Pensando nisso, a Óticas Paris separou 5 dicas para te ajudar na hora de escolher os óculos da criançada. Confira:
Armação de silicone
Armações de silicone geralmente são indicadas para bebês, uma vez que são flexíveis e facilmente ajustáveis. No entanto, para crianças maiores, pode ser um problema, já que pode acabar sendo colocado da forma errada no rosto.
Armação de Grilamid
As armações de Grilamid são mais populares entre crianças maiores, por serem flexíveis e mais seguras. É o tipo de armação que não se quebra facilmente, mesmo em casos de queda.
Armação de acetato
Para crianças acima dos 12 anos, armações de acetato podem ser indicadas. Exigem um pouco mais de cuidado, por serem mais frágeis em caso de queda e exigirem manutenção especializada.
Fique atento!
Prefira sempre armações de aro fechado, pois garante a proteção para os olhos da criança ao envolver todo o contorno das lentes. Além disso, invista em armações com apoio nasal, o que oferece maior conforto à criança.
Não esqueça os óculos de sol
Por estarem em fase de desenvolvimento, crianças exigem ainda mais cuidados com a visão que os adultos. Por isso, é sempre uma boa ideia aumentar a proteção com seus pequenos!
Óculos de sol para crianças devem filtrar 100% dos raios UV, e também não podem ter lentes muito escuras – isso pode comprometer a capacidade visual da criança, além de causar cansaço ocular. Lentes de policarbonato também são recomendadas para crianças, uma vez que são mais resistentes às quedas comuns, ao contrário do vidro (que formam lentes mais pesadas e frágeis).